Avançar para o conteúdo principal

Educação Informática

O uso da tecnologia da informática na educação.

Uma reflexão no ensino com crianças.

Alessandro Marco Rosini *

Se a utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso quotidiano é condição sine qua non para a realização de nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer para a difícil ascensão profissional?

Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área académica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas, seja nos shopping centers, nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efectivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação?

Para nos localizarmos um pouco mais, vejamos o que seria tecnologia. Goodman & Sproull (1990) definem tecnologia como sendo o conhecimento de relações causa-efeito contido (embutido) nas máquinas e equipamentos utilizados para realizar um serviço ou fabricar um produto. Para usuários leigos da palavra, tecnologia significa o conjunto particular de dispositivos, máquinas e outros aparelhos empregados na empresa para a produção de seu resultado.

Já para Fleury (1990), uma abordagem muito diferente enxerga a tecnologia como um pacote de informações organizadas de diversos tipos, provenientes de várias fontes e obtidos através de diversos métodos, utilizado na produção de bens.

Para Gonçalves Lima (1994) a tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente optimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado).

Neste caso, podemos concluir que a tecnologia seria representada por um conjunto de características especificas do sistema técnico no cenário em que a mesma actua. Podemos então definir resumidamente o que seria tecnologia, como sendo qualquer insumo de produto criado ou então inovado, e que este por sinal tenha seu devido mercado, representado pelas necessidades de utilização no meio em que se encontra inserido.

É notório, portanto, o uso de novas tecnologias pelo indivíduo na organização, onde pelo factor do próprio pré-requisito, é na escola (educação) que devemos nos preparar, isto é, é nesse momento que temos a oportunidade de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho, mas quando isto pode ocorrer? Já na infância?

Seguindo alguns princípios de Piaget (1975), vemos que por exemplo no caso de crianças, as mesmas devem ter um determinado tempo adequado para gozar a sua infância, ter um período ideal para entrada na escola e começar a partir dai a ser alfabetizada, ou seja, a criança deve alcançar e obter um certo grau mínimo de maturidade para aí sim se envolver com atribuições de maior responsabilidade. Sabemos, é verdade, que pelo simples fato de uma criança olhar e manipular um computador, pode levá-la a ter um certo impacto num primeiro momento, levando em alguns casos a alterações no quadro psicológico, pois o tratamento é feito com a máquina através de um processo mecanicista e artificial e não através do relacionamento com outros seres humanos. Devemos nos preocupar em propor e executar todas as técnicas viáveis e até aqui conhecidas tradicionalmente de aprendizagem com as crianças, influenciando a sua imaginação, coordenação motora e criatividade como sempre fizemos. Mas e o computador, devemos utilizá-lo?

Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet, onde é preciso estarmos sempre informados. Mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado do conhecimento escolar é apenas informação, desconectada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. A informação é descartável, justamente por não ter vínculos nem com outras informações, nem com conhecimento, mas, sobretudo, por não termos com ela vínculos emocionais, Guerra (2001).

Como sabemos, o computador (hardware) só é capaz de processar dados, mas em nível lógico (software) podemos trabalhar com informações, editando textos, automatizando processos, a partir dos fundamentos trazidos pela teoria da informação, podemos esboçar o seguinte fluxo do conhecimento e da sabedoria:

COMUNICAÇÃO ® INFORMAÇÃO ® CONHECIMENTO « SABEDORIA

O conhecimento, supostamente é adquirido primeiramente através do processo de comunicação existente no meio localizado, gerando informações ao mesmo . Através destas informações, poderemos adquirir ou não o conhecimento esperado. Isto nos leva a discorrer um pouco sobre a sabedoria. A sabedoria é desenvolvida através da vivência, e não exclusivamente pela inteligência. Envolve saber dispor do conhecimento e da ação de modo a trazer o máximo beneficio para os indivíduos. Se o conhecimento muitas vezes nos leva a uma postura arrogante, a sabedoria só se atinge a partir da humildade, podendo ser entendida em fúnção da ação associada e no contexto e no momento específico desta ação, não podendo ser expressa em termos de regras, isto é, não pode ser generalizada, nem transmitida diretamente, sendo inseparável da realização pessoal daquele que busca o saber.

Já a tecnologia da informação traduz-se nas ferramentas tecnológicas utilizadas em um determinado meio (sistema), representada a partir da existência dos softwares, vídeo e conferências, bem como o uso da internet, Walton (1994).

Existem várias criticas em relação à utilização dos computadores na escola, principalmente nos níveis da pré-escola e ensino fundamental, segundo Seltzer (1994). Para o autor, as máquinas devem ser consideradas como mero instrumento para uma porção de actividades úteis, mas que estas últimas não englobam seu uso na educação de matérias que não sejam a computação propriamente dita, pelo menos até as últimas séries do segundo grau. O autor comenta que o ensino apresenta um cenário ruim causado não pelo factor tecnológico, mas sim pelo fato de existir um inter-relacionamento humano, onde, deveria ser dado maior importância à relação aluno-professor, ou seja, para que essa relação fosse sensivelmente mais humana.

Mas devemos simplesmente nos esquecer dos computadores na educação em pleno término do século vinte? Não, acreditamos que devemos sim participar deste avanço tecnológico com a sociedade em geral e também em estar utilizando essas tecnologias com as crianças. É claro que a utilização deste equipamento (computador) não deve, em hipótese alguma, ser utilizado como um fim em si mesmo, mas sim como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, despertando desta maneira algum tipo de interesse maior na questão do conhecimento.

Em experiências vividas na área académica com alunos de Pedagogia (primeiros e segundos anos do curso), verificamos que essa é uma preocupação existente dessa classe de educadores e que as principais vantagens constatadas na utilização de computadores na educação com os alunos são:

  • despertar da curiosidade;
  • aumento da criatividade, principalmente nos casos de utilização no auxilio à aprendizagem de crianças deficientes, até então realizada de uma forma não tão eficaz, como é o caso de programas utilizados pela prefeitura da cidade de São Paulo, na gestão de 1992;
  • uma ferramenta poderosa como auxílio no aprendizado, como por exemplo a utilização de softwares educacionais (multimédia);
  • uma produtividade maior em relação ao tempo necessário ao estudo propriamente dito;
  • necessidade de um continuo de treino, para o acompanhamento tecnológico;

Comentários

  1. concordo com o que esta escrito no blog....

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. concordo com o que o prof mencionou no post.

    a comunicaçao é a base da informaçao.

    ResponderEliminar
  3. Ola
    Acho que a internet é muito boa para nós porque dá para perquizar-mos o qur quere-mos saber,tirar duvidas etc

    ResponderEliminar
  4. A conclusao que tiramos de este magnifico texto foi que hoje em dia ninguem vive sem as novas tecnologias(computadores,pda´s,telemoveis,mp3,etc..).Nos dias de hoje vemos da escala mais pequena os "juniores"crianças á escala maior "seniores" os mais velhos que todos gostam de usar e de estar informados sobre as tecnologias

    ResponderEliminar
  5. Acho que o texto sobre a Educação Informática, está bastante completo.
    O texto está interessante.

    Ana Rita Santos 9º4 nº2

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto especialmente da parte das florzinhas ! OMFG *

    ResponderEliminar
  7. o texto sobre a informática está bastante interessante.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  8. concordo plenamente com o que o professor disse...

    ResponderEliminar
  9. O Texto esta muito interssante :D

    ResponderEliminar
  10. O Texto esta muito interssante :D

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente com o conteudo do texto sobre a informatica , esta bastante educativo . Parabens

    ResponderEliminar
  12. o texto é muito bonito e muito educativo faz.nos reflectir

    ResponderEliminar
  13. Gostei de ler este artigo principalmente na parte que fala das crianças e do impacto que o comptutador pode ter nelas, devido a comunicarem pouco com as pessoas.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o conteúdo, dado que hoje vivemos numa era da informação e informatização, pelo que quanto mais cedo contactarmos com esta mais fácil se torna a nossa adaptação a mundo real.

    Luís Izidoro - 9º 2 - nº14

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o texto, porque hoje em dia vivemos na era das tic, pelo que quanto mais cedo as usarmos mais facil será a adaptação.


    Filipe oliveira nº8 turma 9º2

    ResponderEliminar
  16. esta muito fixe

    David Marçal nº4 9º2

    ResponderEliminar
  17. Eu tambem concordo com o post, porque hoje em dia vivemos numa fase das tecnologias, quanto mais cedo aprendermos a trabalhar com elas mais facil será a adaptação.

    ResponderEliminar
  18. Eu tambem concordo com o post, porque hoje em dia vivemos numa fase das tecnologias, quanto mais cedo aprendermos a trabalhar com elas mais facil será a adaptação.

    Ricardo Reis nº19 9º2

    ResponderEliminar
  19. Nós achamos o texto bonito :)

    Tânia e Silvana 9º2

    ResponderEliminar
  20. O texto está interessante apesar de ser bastante grande...estou de acordo que sem internet e a possibilidade de acesso que temos hoje ao mundo das novas tecnologias não eramos nada.

    ResponderEliminar
  21. O texto está interessante apesar de ser bastante grande...estou de acordo que sem internet e a possibilidade de acesso que temos hoje ao mundo das novas tecnologias não eramos nada.

    9º1 nº24

    ResponderEliminar
  22. Ao ler-mos este texto apercebemo-nos da importância das TIC no nosso dia-a-dia e ficamos mais familirizados com a tecnologia, além de mostrar o impacto que a utilização de um computador pode ter nas crianças. É realmente um texto muito bom e instrutivo.

    ResponderEliminar
  23. Concordo com o que está escrito, pois a Internet é algo muito útil.

    Cláudia Rocha 9º1 Nº6

    ResponderEliminar
  24. Penso que o texto é bem elucidativo para o conhecimento do avanço tecnológico, trazendo a internet, que é cada vez mais indispensável à vida humana.

    ResponderEliminar
  25. Considero que este texto é muito interessante, pois fala dos vários significados que foram dados à palavra tecnologia e nao só...
    Penso que a internet é muito importante, pois dessa forma os livros nao são só as únicas fontes de informação.

    9º1 Nº27 - Tiago Adegas

    ResponderEliminar
  26. Muito interessente ....

    nº18 9º1

    ResponderEliminar
  27. O texta muito interessante.
    Concordo com o que o texto diz, ou seja, se nao houvesse internet, eu nao seria nada, eu seria uma simples particula, desinteressada pelo mundo informatico.

    Tânia Sofia Santos Forneira
    9º1
    Nº26

    ResponderEliminar
  28. De facto a tecnologia instalou-se nas nossas vidas de uma maneira impressionante!
    Acho que hoje em dia precisamos dela para o mais básico do quotidiano. A maior parte das pessoas nao é capaz de a definir, e se ela está sempre presente, acho importante o que o texto nos refere.

    Na minha opinião o texto é bastante interessante, pois nunca tive curiosidade em saber mais sobre o assunto.. e acho que agora sou capaz de entender melhor.

    Ana Catarina nº2 9º1

    ResponderEliminar
  29. As tecnologias são o nosso futuro e a internet permite um acesso mais fácil à informação....
    Texto interessante...
    PRN nº21 9º1

    ResponderEliminar
  30. eu acho q isto tudo é uma patetice pegada e vocês são todos parvos!!

    ResponderEliminar
  31. Eu concordo que temos que estar sempre a par das novas técnologias e informação e temos que acompanhar o mundo e a sua evolução para nao ficarmos para trás.

    Rita Almeida 9º1 nº23

    ResponderEliminar
  32. Acgei que o texto estava interessante e que dizia as coisas certas!

    ResponderEliminar
  33. e mt divertido o seu blog.

    ResponderEliminar
  34. o texto estava bastante bom!

    Francisco torres 9º1 nº7

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Que a sua crítica seja construtiva ...

Mensagens populares deste blogue

O nosso cérebro é doido !!!

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa. Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5! Mensagem enviada por:___________ Rita Silva