Escreva sobre algo que você gosta e que tenha potencial para fazer dinheiro. Ter paixão pelo tema do blog é importante para se manter motivado a escrever, mas é necessário fazer uma pesquisa de mercado para ver se os outros também se interessam pelo assunto e descobrir se há potencial para lucro. Pesquise também por blogs similares para analisar a concorrência. Quanto menor for o nicho, maiores são as suas chances de conseguir divulgar seu trabalho para pessoas específicos.
- Por exemplo, digamos que você goste muito de ciclismo. Já existem muitos blogs sobre o tema, mas se você conseguir focar em um nicho específico, como mulheres ciclistas de meia idade, dá para conseguir um espaço no mercado.
- Uma forma de se analisar tendências na internet é usar o Google Trends.
A plataforma mais popular de blogs é o WordPress, mas existem outras opções que você pode usar, como o Tumblr, o Blogger.com e o Medium.
- Alguns sites não permitem a divulgação de produtos ou links para sites externos.
- Quer algo bem simples e fácil de usar? Um blog WordPress provavelmente é a melhor opção. O sistema é fácil de se configurar e existem muitos plugins para se customizar a página.
Escolha um nome que descreva bem o nicho no qual se enquadra. O domínio é o endereço virtual do seu site. Por mais que a maioria das plataformas de blog ofereça domínios gratuitos, se quer fazer com que as pessoas encontrem seu site com mais facilidade e criar uma página mais profissional, é melhor investir em um domínio personalizado. Use um provedor de domínios, como o Registro.br ou o Google Sites para registrar a página com um título breve, com palavras-chave relevantes e que descreva bem seu ramo de atuação.
- Por exemplo, se vai criar um blog sobre como cuidar de hamsters sírios, seu domínio pode ser "lardohamstersirio.com.br" ou "centraldohamstersirio.com.br".
Escreva sobre as coisas que você mais tem conhecimento para conquistar a confiança dos visitantes. Por mais que muitas pessoas escrevam sobre a vida pessoal, a melhor forma de se atrair visitantes e transformá-los em clientes é oferecer informações pelas quais as pessoas estariam dispostas a pagar. Por exemplo, se você tem experiência dentro de um ramo, escreva sobre ela! Apresente seu conhecimento e conquiste a confiança dos leitores para convencê-los a comprar produtos, serviços ou conteúdos com você!
- Por exemplo, digamos que vá criar um blog sobre carros esportivos e tenha experiência no manuseio desses veículos, você pode usar o blog para ensinar a substituir as lanternas ou os limpadores de para-brisa, coisas que podem não ser de conhecimento dos seus leitores.
- Por outro lado, se o blog é sobre escaladas e trilha, um assunto que você domina, não é uma boa ideia escrever sobre maratonas, algo que você não tem lá tanta experiência assim.
Uma forma de se ganhar dinheiro com o blog é usá-lo na divulgação de seus serviços ou produtos. Se está vendendo algo, você pode usar as publicações do blog para explorar assuntos ou problemas comuns que podem ser solucionados por seus produtos ou seus serviços. Uma publicação convincente em um blog pode fazer com que muitas pessoas decidam comprar com você.
- Por exemplo, digamos que esteja oferecendo serviços de personal trainer. Que tal escrever um post no blog sobre a dificuldade de se encontrar tempo para se exercitar quando se trabalha e tem filhos. Em seguida, você pode apresentar informações sobre como seu programa de treino pode ajudar as pessoas a encontrarem um tempo para praticar atividades físicas.
Use o blog como ferramenta para se conquistar clientes. Use seu blog para falar sobre seus serviços — sejam eles copywriting, design gráfico, fotografia, web design, tanto faz! Inclua no final um "chamado a ação", pedindo que os interessados em contratar você entrem em contato através de um formulário na página ou do seu e-mail.
- Por exemplo, você pode criar uma página "Sobre mim" no blog, com todos os serviços que oferece e as suas informações de contato.
- Se é artista, é de bom tom também incluir uma página de portfólio exibindo seu trabalho e com informações sobre como encomendar uma obra com você.
Use plataformas como Instagram e Facebook para divulgar seu blog, aproveitando ao máximo todas as opções digitais. Crie páginas e contas para o blog, compartilhando seu conteúdo para alcançar uma parcela maior de pessoas.
- Por exemplo, compartilhe links de suas publicações no blog no Facebook, no Twitter e também no LinkedIn para aumentar a exposição delas.
- Se trabalha com fotografia, o Instagram é a rede ideal para se compartilhar seu trabalho e conquistar clientes em potencial.
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