Avançar para o conteúdo principal

Inicio da Educação

Portugueses brincam pouco com os filhos

Estudo mostra que apenas 6 % das famílias têm brincadeiras diárias

As crianças portuguesas são as que menos brincam, diariamente, com os pais, em comparação com os restantes países europeus, revela o Duracell Toy Survey. Do total de inquiridos, apenas 6 por cento das crianças portuguesas referem brincar diariamente com os pais, ao contrário do que acontece a nível europeu, já que, neste universo, 1 em cada 5 crianças afirma ter momentos de brincadeira diários em família.

Ocasiões especiais como o Natal ou aniversários são mais uma vez dias nos quais os pais portugueses não despendem muito tempo para brincar com os seus filhos (9 por cento em Portugal e 15 por cento na Europa). É ao fim-de-semana que as nossas crianças se divertem com os pais, apresentando Portugal um dos valores mais altos da Europa (41 por cento e 27 por cento respectivamente).

A Duracell pretende alertar o país e as famílias portuguesas para uma problemática que tende a aumentar de ano para ano com os novos ritmos de vida impostos pela sociedade moderna. Segundo Luísa Teles, Pediatra do Desenvolvimento e coordenadora da Unidade de Neurodesenvolvimento e Comportamento do Hospital da Luz, «actualmente os pais seguem supostos modelos sociais de educação. Ocupam os tempos livres das crianças conforme os modelos da sociedade e de uma forma muito estruturada. Não seguem a sua vocação e intuição, são pais profissionalizados. Brincar com os filhos é a oportunidade ideal para se estabelecerem e aprofundarem relações afectivas».

«Brincar é imprescindível para um bom desenvolvimento das crianças e ao contrário do que podemos pensar, o brinquedo favorito das crianças são os pais», afirma Luísa Teles. Para a pediatra, «os resultados do Toy Survey são motivo de preocupação e reflexão para a sociedade portuguesa, já que são o espelho da elevada taxa de ocupação no trabalho das famílias.

A percentagem de mães trabalhadoras em Portugal é das mais altas da Europa, ou mesmo do mundo. Brincar é essencial para o desenvolvimento harmonioso da criança. Contribui para o seu bem-estar emocional e promove o desenvolvimento cognitivo físico e social. Brincar é tão importante para o óptimo desenvolvimento da criança que foi reconhecido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos como um direito de cada criança».

Realizado há já quase dez anos, o Duracell Toy Survey é o um estudo Pan-europeu que questiona as crianças sobre os seus brinquedos favoritos e hábitos diários de brincadeira.


in "portugaldiario 24/10/2007"

Comentários

  1. acho bom que este tipo de blogs exista pois a certas pessoas que nao estao muitos intstruidas nestes assuntos

    ResponderEliminar
  2. A "Educação" é certamente um tema importante para ser tratado. As crianças brincam cada vez menos com os pais e isso dificulta as relações afectivas entre si. Por isso, algo tem de ser feito a fim de resolver a situação. Os pais deveriam dar mais atenção aos seus filhos, passando mais tempo com eles...

    ResponderEliminar
  3. os tems estao apelativos e com grande originalidade
    Parabens

    ResponderEliminar
  4. este tema é muito apelativo

    ResponderEliminar
  5. concordo plenamente pois as crianças devem brincar enquanto são pequenas.

    ResponderEliminar
  6. este Blog esta muito interessante pois visto que hoje em dia á pessoas que nao se interessam por estes assuntos

    ResponderEliminar
  7. achei muito interessante e acho que esses temas deviam ser mais cumentados e todos deviam ter atençao a isso

    ResponderEliminar
  8. Acho realmente que este é um dos melhores sites que eu já visitei. Contém toda a informação que eu necessito para a minha bela vida

    ResponderEliminar
  9. tou de acordo com o professor pois os pais passam menos tempo com os filhos.

    ResponderEliminar
  10. tocou-me no fundo do meu coração ! Nem o haifaibe me fez disto !

    ResponderEliminar
  11. Concordamos com a informação deste blog, pois certamente existem muitas pessoas que não têm as devidas informações acerca deste assunto!

    ResponderEliminar
  12. No nosso pais a educação é um tema que demonstra preocupação.Já que cada vez os pais brincam menos com os seus respectivos filhos!
    A percentagem apresentada pelo estudo é preocupante! Por isso alertamos desde já os pais para ocuparem os seus tempos livres com os seus filhos!

    ResponderEliminar
  13. isto é muito importante
    e nós devemos ter isto em consideração
    para não voltar a acontecer

    ResponderEliminar
  14. Stor o seu blog esta cool :) Xd

    ResponderEliminar
  15. O professor tem muita razão.
    Penso que os pais deviam brincar mais com os filhos.

    ResponderEliminar
  16. o stor tem toda a razao realmente hoje em dia existem muito poucos pais que nao dedicam tempo nenhum aos seus filhos...

    realmente faco das palavras da liliana as minhas...


    o blog do stor esta extremamente coooooooool...


    =D =D =D =D =D =D =D =D =D =D =D =D

    ResponderEliminar
  17. o seu blog está mt fixe....

    ResponderEliminar
  18. o seu blog ta mt fixe ...

    ResponderEliminar
  19. Tá um blog fixe stor , continue assim tem futuro =D .....Abraço

    ResponderEliminar
  20. esta blog muito fixe continue

    ResponderEliminar
  21. E' isso stor . acho que sim .

    concordamos plenamente .


    Continue stor . Gostamos dos seus testes .

    ResponderEliminar
  22. este blog esta muito fxe e acho que as pessoas se deviam interessar mais por este assunto....
    continue stor....

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito do seu blog, está muito fixe!

    ResponderEliminar
  24. Acho que o seu blog está muito interessante.

    ResponderEliminar
  25. Achei o blog muito interessante, toda a gente devia ler.

    ResponderEliminar
  26. Acho que o blog está muito interessante. Gostei muito, toda a gente devia ler...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Que a sua crítica seja construtiva ...

Mensagens populares deste blogue

O nosso cérebro é doido !!!

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa. Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito. 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5! Mensagem enviada por:___________ Rita Silva